BRINCADEIRAS

ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL PARA O GATO

por Alexandre Rossi
|
11 meses atrás
|
Compartilhe:

É importante que os donos também proporcionem aos gatos estímulos físicos e mentais – o que chamamos de enriquecimento ambiental. Para isso, é importante levar em conta as características comportamentais dos bichanos, para garantir a eles bem-estar, e uma vida ativa e de diversão.

É possível instigar o instinto de caça desses animais, com algumas intervenções simples. Por exemplo, eles adoram escalar e observar tudo do alto. Então, que tal instalar prateleiras para que o seu gato possa subir e se locomover pela casa?

Assim como acontece com os cães, a alimentação também pode ser dada em brinquedos que dispensam comida. Outra forma de estimular o olfato e o instinto de caça deles é separar a quantidade diária de ração em vários potes, e os distribuir em locais em que ele terá que escalar e procurar.

Arranhadores também costumam ser ótimas opções! Principalmente para os donos que se queixam dos móveis arranhados. O mercado pet oferece uma grande variedade de arranhadores, e os gatos costumam usá-los para aparar as unhas e deixar as suas marcas visual e olfativa. Se preferir, o dono pode usar o catnip (ou “erva do gato”), que tornará o objeto ainda mais atraente e contribuirá para afastá-lo da mobília da casa.

Dica importante: independentemente se você mora em casa ou em apartamento, quando se tem um gato, é fundamental utilizar telas de proteção nas janelas e varandas. Além de evitar fugas, você espantará os riscos de acidente.