CUIDADO! A temperatura do chão pode queimar a pata do seu pet.

Muita gente quer ter um tempo de qualidade com o pet e acaba levando ele pra passear sem se atentar se está muito quente. 

Mas cuidado! Os cães podem queimar a pata dependendo da temperatura do chão. 

Por isso, hoje eu trouxe 3 dicas pra você evitar isso:

1️⃣ Sempre prefira passear em horários mais frescos. Evite sair entre as 10 horas e as 16 horas.

2️⃣ Mesmo saindo em horários mais frescos, prefira passear em locais com grama e sombra.

3️⃣ Coloque a mão no chão e deixe por 5 segundos. Se você aguentar a temperatura na sua mão, provavelmente o seu pet não vai queimar a pata, mas se você não aguentar, o chão está muito quente e não vai fazer bem ao seu pet. 


Idosos também precisam de atividade

Muita gente que tem um cão idoso acredita que ele não precisa mais de atividades, que vai apenas comer e descansar durante todo o dia. E é o que acaba acontecendo mesmo com alguns pets que não são estimulados.

Mas na verdade, os cães idosos também precisam de vários tipos de atividades para ter uma boa qualidade de vida! Claro, é normal terem menos disposição do que antes, mas isso não significa que devam ficar sem atividade.

Passeios, interações com pessoas e outros cães, treinos dos comandos preferidos, brinquedos de enriquecimento ambiental (como brinquedos recheados ou tapete de lamber)… Tudo isso vai ajudar a manter seu pet saudável, evitar a obesidade e as doenças que vêm com ela, além de estimular o cérebro e os hormônios do bem-estar.

Por isso, por aqui estou sempre incentivando a @estopinharossi a explorar novas atividades e manter o exercício em dia. E como vocês sabem, ela ama, principalmente se tiver um petisco no final, rs.

Cão que late muito: será que você incentiva isso?

Você tem um cachorro que late demais? Você pode estar incentivando esse comportamento sem perceber.

Imagine só: seu cachorro tem o costume de latir quando você senta pra comer e, na tentativa de fazer ele parar, você dá um pedaço de comida. Automaticamente ele entende que latir faz com que ele ganhe comida, e vai começar a latir sempre que quiser comer. Percebeu que você incentivou ele a continuar latindo pra ganhar o que quer?

Eu sei que nem sempre dá pra ignorar, porque o latido pode incomodar até os vizinhos. Então, a melhor coisa é se antecipar e ensinar outro comportamento pra quando ele quiser algo. Por exemplo: ensine ele a sentar pra ganhar ou antes de sentar pra comer, leve ele até a caminha e dê um brinquedo recheado.

Cão agressivo? A culpa pode ser sua

A maioria das pessoas que têm cães agressivos ficam se perguntando o motivo desse comportamento.

Recentemente, um estudo feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que a agressividade pode estar relacionada à história de vida dos animais e às características do tutor. Ou seja, o comportamento dos cães sofre influência da genética, do aprendizado e também da interação constante com tudo que cerca a vida dele.

Então, os cães podem ter esse comportamento devido ao jeito que ele interage com o ambiente e também pela maneira como nós interagimos com eles.

Por isso, é muito importante socializar nossos cães, ensinar comandos básicos de obediência e limites e não machucá-lo de forma alguma. Assim, podemos construir uma relação saudável e diminuir as chances da agressividade.

Filhote educado: missão impossível?

Os filhotes são tudo de bom! Trazem animação, fofura e agitação pra nossa casa… E cá entre nós, quem consegue resistir a tanta fofura? rs

Mas criar um filhote pode ser algo extremamente desafiador também! Afinal, eles chegam sem saber onde é o local certo do xixi e do cocô, em poucos dias começam a destruir móveis e objetos, dar as famosas mordidinhas, chorar quando ficam sozinhos… E aí, o sonho de ter um filhotinho acaba se tornando um pesadelo.

Então, hoje eu trouxe algumas dicas simples que podem te ajudar nesse processo:
➡️Monte um cantinho para o filhote ficar quando você não puder supervisionar. Coloque tudo que ele precisa. Eu recomendo um cercadinho para facilitar!
➡️Mantenha ele perto de você para poder recompensar os acertos (de xixi no tapetinho, por exemplo) e também para passar segurança a ele. Mais uma vez, o cercadinho ajuda, porque ser transportado facilmente.
➡️Enriqueça esse espaço com itens que estimulem os instintos naturais do pet, como brinquedos que soltam petisco e mordedores de nylon duro. Evite entrar no cercadinho sem um brinquedo na mão.
➡️Ensine comandos básicos de obediência como “senta”, “deita” e “fica” para estabelecer uma comunicação eficiente.

5 motivos para manter seu pet no peso ideal

Uma coisa que costumo falar bastante é sobre a importância de manter o pet no peso ideal. Por isso, hoje eu trouxe 5 motivos pra você começar a ficar de olho nisso e quem sabe ter mais força pra resistir à tentação daquela “carinha de pidão” que os peludos fazem como ninguém rs

➡️ Animais no peso ideal têm uma expectativa de vida maior.
➡️ Cães em boa forma possuem mais energia para brincadeiras, treinos e interações sociais
➡️ Pets acima do peso podem ter suas articulações prejudicadas com certas atividades que deveriam ser naturais, como pular, subir, descer e correr
➡️ Pets com sobrepeso podem sofrer mais com o calor e apresentar dificuldades respiratórias (principalmente os animais de focinho curto)
➡️ Cachorros acima do peso costumam responder menos a recompensas alimentares, o que prejudica o aprendizado de bons comportamentos

Vou viajar: levo ou não meu pet?

Vai viajar e não sabe se deve levar o pet ou não? A resposta pra essa pergunta é: DEPENDE!

“Mas Dr Pet, depende do quê?” Se o seu pet estiver acostumado com carro ou avião, for sociável e obedecer alguns comandos, além do local ser pet friendly, com certeza levá-lo pode ser uma ótima ideia, afinal os cães amam curtir momentos em família.

Mas se o seu pet não está acostumado com viagens e não se dá bem com outras pessoas ou animais, talvez seja melhor ele ficar com alguém de confiança que possa cuidar dele em casa ou em um hotel para pets.

Como lidar com ciúmes

Você sabia que o ciúme do seu cachorro nada mais é do que o medo de perder alguma coisa que ele valoriza muito, como por exemplo, sua atenção e carinho?

Pois é, e esse medo muitas vezes faz com que eles se tornem agressivos para proteger o que acham importante, e isso acaba se tornando algo muito perigoso e incômodo. Assim como no caso da Chloe, aquela Spitz que apareceu por aqui recentemente.

Então, h trouxe algumas dicas pra melhorar esse comportamento:

➡️Ensine alguns comandos básicos pro pet, assim ele entende que precisa te obedecer e que isso pode ser muito legal pra ele
➡️Mostre que ele não vai perder nada ao dividir aquele recurso. Por exemplo: quando alguém for se aproximar de você, a pessoa pode oferecer um petisco pra ele, antes dele avançar
➡️Não provoque o pet para não piorar a situação
➡️Se for preciso, use equipamentos de segurança, como focinheira, guia e coleira.

Cirurgia pro cão parar de latir

Você sabia que existe uma cirurgia para o cão latir menos ou parar de latir?

Pois é, esse é um tema que gera muitas opiniões diferentes, mas a cirurgia de fato existe. É um procedimento cirúrgico que retira tecidos da laringe, chamado devocalização ou debarking. Ele faz com que o cão não consiga latir de forma normal, ou seja, muda o som do latido, deixando mais baixo e rouco.

Em alguns locais, como alguns estados dos Estados Unidos, o procedimento é permitido em casos em que a justiça determine que seja feito. Já em outros locais a cirurgia é proibida, e tratada como mutilação. No Brasil ela é proibida.

Mas por que alguns locais permitem e as pessoas fazem? Eu conversei com alguns especialistas pra tentar entender melhor, e um deles me disse que é melhor você poder falar com voz rouca do que ser impedido de falar, outros disseram que foi uma alternativa a eutanasia ou doação.

Pois é, é uma situação muito complexa, afinal, alguns cães têm tendência maior em latir e hoje estão vivendo em apartamento, sem gasto de energia e sendo proibidos de latir para se expressar. Muitas vezes são abandonados ou ficam presos em locais pequenos, para não incomodar ninguém, ou acabam realizando a cirurgia.

De qualquer forma, acredito que essa cirurgia traz muitos riscos e complicações, e que o melhor caminho é ensinar os nossos cães uma forma de comunicação que não seja latir o tempo todo. Então, eu sou contra!

Você é estressado? Isso pode afetar seu pet.

#drpet#alexandrerossi#comportamentoanimal#cachorro

Seu cachorro se parece com você? Apesar de parecer engraçado, nem sempre isso é algo bacana, pois o seu cão pode se parecer com você não só na aparência e na personalidade, mas também no estado emocional.

Um estudo recente da Universidade do estado do Michigan concluiu que é possível que os cães desenvolvam traços de personalidade parecidos com os de seus tutores! E um outro estudo recente, publicado na revista científica “Plos One”, também apontou que os cães são capazes de identificar o estresse do tutor por meio do cheiro. Impressionante, né?!

Isso acontece porque o nariz dos cães é muito sensível, sendo capaz de identificar diversos odores. Tanto é que os cães são usados em tarefas, como: rastreamento de explosivos e drogas, alterações corporais que indicam doenças como a diabetes, câncer e até a Covid-19.

Nós, humanos, soltamos cheiros diferentes por meio do suor e da respiração quando estamos estressados ou ansiosos, e os cães conseguem identificar isso e, muitas vezes, espelham essas emoções. Por isso, é importante que a gente tome cuidado com o que estamos transmitindo aos nossos cães. Afinal, como você quer um cão mais calmo se você está sempre agitado ou ansioso?!

Minha dica é: se você está num momento de muito estresse, evite interagir com o pet até se acalmar um pouco.