BRINCADEIRAS

ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL PARA O GATO

por Alexandre Rossi
|
|
Compartilhe:

É importante que os donos também proporcionem aos gatos estímulos físicos e mentais – o que chamamos de enriquecimento ambiental. Para isso, é importante levar em conta as características comportamentais dos bichanos, para garantir a eles bem-estar, e uma vida ativa e de diversão.

É possível instigar o instinto de caça desses animais, com algumas intervenções simples. Por exemplo, eles adoram escalar e observar tudo do alto. Então, que tal instalar prateleiras para que o seu gato possa subir e se locomover pela casa?

Assim como acontece com os cães, a alimentação também pode ser dada em brinquedos que dispensam comida. Outra forma de estimular o olfato e o instinto de caça deles é separar a quantidade diária de ração em vários potes, e os distribuir em locais em que ele terá que escalar e procurar.

Arranhadores também costumam ser ótimas opções! Principalmente para os donos que se queixam dos móveis arranhados. O mercado pet oferece uma grande variedade de arranhadores, e os gatos costumam usá-los para aparar as unhas e deixar as suas marcas visual e olfativa. Se preferir, o dono pode usar o catnip (ou “erva do gato”), que tornará o objeto ainda mais atraente e contribuirá para afastá-lo da mobília da casa.

Dica importante: independentemente se você mora em casa ou em apartamento, quando se tem um gato, é fundamental utilizar telas de proteção nas janelas e varandas. Além de evitar fugas, você espantará os riscos de acidente.

Encontre por tipo de Mídia:


SE VOCÊ É UM DONO: FESTEIRO

FESTAS

Mantém a casa sempre movimentada? A melhor saída é buscar cães de companhia, mais tranquilos e menos territorialistas, como o golden retriever, o labrador, o spitz alemão, o maltês, o shih tzu, o west highland white terrier e o lhasa apso.

CÃES

Os nossos amigos de quatro patas estão sempre se comunicando, por meio de linguagem corporal ou vocalização (latidos, uivos).

Crianças e cachorros, uma parceria que dá certo

O tema foi discutido no programa Pet na Pan, apresentado por Alexandre Rossi na rádio Jovem Pan.

Pet na Pan aborda adoção de animais com pelagem escura

Esses pets serão tão carinhosos quanto qualquer outro animal.

Os cuidados com o pet cabem no seu bolso?

Saiba como se organizar para proporcionar saúde e bem-estar para o melhor amigo.

Pet na Pan: Terapia Assistida por Animais e seus benefícios

No programa Pet Na Pan, transmitido pela rádio Jovem Pan no dia 25 de fevereiro, Alexandre Rossi recebeu Rinaldo Digilio, autor do projeto que autoriza a visita de animais em hospitais, e Silvana Prado, fundadora da ONG Patas Therapeutas, que discuti

SE VOCÊ É UM DONO: AVENTUREIRO

AVENTUREIRO

Algumas raças indicadas são o border collie, o beagle, o labrador e o golden retriever.

SE VOCÊ É UM DONO: AGITADO

AGITADO

Vale procurar raças mais independentes, como o akita, o husky siberiano, o chow-chow e o pug.

SE VOCÊ É UM DONO: CARENTE

CARENTE

o labrador, cocker e o yorkshire adoram um cafuné e trocam tudo para deitar nos pés de seus tutores.