CURIOSIDADES

DESCUBRA QUAIS SÃO OS SIGNIFICADOS DO RONRONAR DOS GATOS

por Alexandre Rossi | Coluna Canal do Pet - Ig
|
Compartilhe:

Quem tem gato conhece a sensação deliciosa de ter o bichano no colo, fazendo aquele barulhinho agradável, parecido com um “motorzinho”, o chamado ronronar. Esse tipo de vocalização nos gatos domésticos está muito ligada a momentos em que eles estão tranquilos e relaxados.

O ronronado significa relaxamento?
 
A realidade não é bem essa. Os gatos ronronam também em outras situações associadas não apenas a sensações boas. Por exemplo, é comum gatas ronronarem intensamente ao dar à luz, nos momentos em que estão tendo contrações, certamente doloridas.

Já ouvi também relatos de bichanos resgatados após atropelamentos, com lesões bem sérias, que estavam ronronando alto. Gatos que estão com algum problema de saúde também podem se afastar, mantendo-se escondidos em algum canto e emitindo o barulho.

Não se sabe ao certo qual seria a “eficácia” do ronronado nessas situações. Cientistas especulam que talvez a frequência do som produzido internamente tenha alguma função de alívio do desconforto físico. Seria como se os gatos pudessem fazer algo que aliviasse as suas sensações ruins, mas não há evidências ainda que comprovem essa hipótese.

O ronronado pode ser um chamado
 
O ronronado como forma de comunicação desses animais foi analisado pela pesquisadora Karen McComb, que já fez alguns estudos sobre comunicação animal. Ela ficava intrigada com o ronronado diferente que seu gato emitia quando queria comida. Conversando com outros tutores, ela percebeu que alguns dos bichinhos também ronronavam de maneira peculiar quando estavam interessados em se alimentar.

Então, ela gravou 10 gatos diferentes ronronando quando estavam relaxados e quando estavam pedindo comida. Foi solicitado a 50 voluntários que ouvissem as gravações e mostrassem as diferenças que perceberam entre os sons. A maioria dos voluntários conseguiu identificar que o ronronado de um gato pedindo comida pareceu mais urgente e menos agradável do que aquele emitido enquanto o bichano estava relaxado.

O pedido de comida tem um pico de frequência mais pronunciado, semelhante a um choro de criança. Ou seja, o ser humano tende a atender esse “pedido” mais rapidamente. Está aí mais uma função do "motorzinho": servir como forma de comunicar uma necessidade.

É preciso analisar o contexto

Antes de afirmar sem sombra de dúvida que um gato ronronando está relaxado e tranquilo, é importante prestar atenção no contexto da situação, verificar se outros comportamentos ou posturas corporais dele estão diferentes, para talvez até identificar alguma necessidade que precise ser atendida no momento.

Vale lembrar que os bichanos também são capazes de se comunicar conosco por meio de suas expressões corporais e vocalizações, além do ronronar. Nós só precisamos “ler” os sinais para entendê-los melhor.

Encontre por tipo de Mídia:


Live nas mídias sociais da Veja SP

https://www.facebook.com/vejasp/videos/10156808...

Veja a live que Alexandre Rossi participou nas mídias da Veja SP, tirando algumas das dúvidas mais frequentes dos tutores.

Alexandre dá dicas sobre animais ansiosos

https://www.facebook.com/Alexandreprossi/videos...

Assista a live que o especialista preparou para tirar dúvidas de tutores.

Como contar os anos de vida de cães e gatos

vejasp.abril.com.br...

Sabemos que a expectativa de vida dos pets não acompanha a dos humanos. Será que é possível fazer uma previsão?

SE VOCÊ É UM DONO: FESTEIRO

FESTAS...

Mantém a casa sempre movimentada? A melhor saída é buscar cães de companhia, mais tranquilos e menos territorialistas, como o golden retriever, o labrador, o spitz alemão, o maltês, o shih tzu, o west highland white terrier e o lhasa apso.

Pets e crianças com necessidades especiais

Alexandre Rossi conta os benefícios que os animais trazem para a vida de uma criança especial.

Como adotar um cão?

Adotar um animal é um ato de amor e compaixão, mas que precisa ser bem pensado. Descubra mais com Alexandre Rossi.

Como estimular os gatos a beberem mais água?

O Dr. Pet explica a importância da água para os felinos e dá dicas para estimular a sua ingestão.

Pets que ajudam na educação das crianças

Deixar que as crianças realizem tarefas relacionadas ao bichinho de estimação pode ser uma ótima ideia para ensiná-los a ter responsabilidade.

Campanha reforça a presença do veterinário no núcleo de apoio à saúde familiar

O CRMV criou a campanha “Saúde é uma só” com o intuito de incluir o médico veterinário em ações de prevenção à saúde voltadas às famílias.

Como e quando usar recompensas para treinar cães e gatos?

Entenda a importância do reforço positivo para a boa convivência do pet com a família!

O melhor tipo de tosa para o seu cachorro

Conheça mais sobre recorte e tintura canina e saiba que cuidados ter na hora da tosa.

SE VOCÊ É UM DONO: COM CRIANÇAS

O mais recomendado é buscar cães dóceis e de grande porte, que aguentem brincadeiras mais brutas, como o bull terrier, por exemplo, que é um cachorro forte, mas extremamente dócil com crianças.

Alexandre para revista Contigo: adestrar para melhorar a convivência no lar

https://contigo.uol.com.br/

Veja a coluna da Cãotigo de agosto.

SE VOCÊ É UM DONO: AVENTUREIRO

AVENTUREIRO

Algumas raças indicadas são o border collie, o beagle, o labrador e o golden retriever.

SE VOCÊ É UM DONO: AGITADO

AGITADO

Vale procurar raças mais independentes, como o akita, o husky siberiano, o chow-chow e o pug.

SE VOCÊ É UM DONO: CARENTE

CARENTE

o labrador, cocker e o yorkshire adoram um cafuné e trocam tudo para deitar nos pés de seus tutores.