RADIO

O melhor tipo de tosa para o seu cachorro

por Equipe de Comunicação
|
Compartilhe:

Para tirar algumas dúvidas sobre tosa, Alexandre Rossi, zootecnista, especialista em comportamento animal e sócio-fundador da Cão Cidadão, conversou com o instrutor e diretor da Galharde Academy, Felipe Corrêa Galharde, especialista na área de coloração e recorte de cachorros há mais de 15 anos.

As técnicas são bastante criticadas por pessoas que não conhecem os processos. O recorte nada mais é do que uma tosa artística. Já a tintura, que é feita com tintas próprias para cachorro, deve ser feita com um profissional especializado para evitar alergias ou acidentes. Normalmente estes casos são raros, mas qualquer cachorro pode ser sensível a algum componente dos produtos.

As pessoas têm a ideia de que o processo dura muito tempo e que o cachorro sofre, mas, na verdade, não é nada disso. Os banhos geralmente levam até duas horas, enquanto a coloração pode durar um pouco menos.

A técnica do recorte é, de fato, mais demorada. Em casos de concursos, estes processos podem durar dias (ou até meses). Isso porque o bem-estar do pet é prioridade, então, para que ele não fique tão esgotado, o processo é dividido em seções, respeitando sempre o limite do animal.  

Caso o cão sofra com algum tipo de alergia, o recomendado é correr ao veterinário antes de submeter o animal ao procedimento, uma vez que o único modo de tirar a tinta é raspando o cachorro, já que esta demora para sair.

Mesmo para aqueles que não pensam em colorir ou recortar seus amigos, é muito importante escolher bem o profissional. Ele deve avaliar o cachorro e conversar com o tutor, indicando o melhor caminho. Os tipos de tosa dependem da raça e da pelagem do animal.

Além disso, é fundamental desmistificar o fato de que o pelo faz o cão sentir mais calor. Não é nada disso! Na verdade, ele serve como uma proteção térmica, tanto no inverno quanto no verão. No frio, o pelo esquenta o animal. No calor, protege contra o sol.

É claro que existe caso extremo em que é preciso tosar todo o pelo do cachorro. Na maioria das vezes, isso se dá quando o tutor não sabe fazer a manutenção em casa. Nestes casos, a recomendação é que o pelo seja apenas aparado com a tesoura.

Síndrome do banho e tosa

Você já ouviu falar? No termo técnico, essa condição se chama alopecia x e se dá quando a tosa é feita de maneira errada e o pelo nunca mais cresce ou cresce de maneira anormal. As raças mais primitivas, como Lulu da Pomerânia e Chow Chow, são as mais suscetíveis a esta doença, portanto, converse com o profissional que realizará o corte de seu amigo.

Para ouvir a matéria completa , além de saber mais sobre enriquecimento ambiental, clique aqui!

 

 

Encontre por tipo de Mídia:


Live nas mídias sociais da Veja SP

https://www.facebook.com/vejasp/videos/10156808...

Veja a live que Alexandre Rossi participou nas mídias da Veja SP, tirando algumas das dúvidas mais frequentes dos tutores.

Alexandre dá dicas sobre animais ansiosos

https://www.facebook.com/Alexandreprossi/videos...

Assista a live que o especialista preparou para tirar dúvidas de tutores.

Como contar os anos de vida de cães e gatos

vejasp.abril.com.br...

Sabemos que a expectativa de vida dos pets não acompanha a dos humanos. Será que é possível fazer uma previsão?

SE VOCÊ É UM DONO: FESTEIRO

FESTAS...

Mantém a casa sempre movimentada? A melhor saída é buscar cães de companhia, mais tranquilos e menos territorialistas, como o golden retriever, o labrador, o spitz alemão, o maltês, o shih tzu, o west highland white terrier e o lhasa apso.

Pets e crianças com necessidades especiais

Alexandre Rossi conta os benefícios que os animais trazem para a vida de uma criança especial.

Como adotar um cão?

Adotar um animal é um ato de amor e compaixão, mas que precisa ser bem pensado. Descubra mais com Alexandre Rossi.

Como estimular os gatos a beberem mais água?

O Dr. Pet explica a importância da água para os felinos e dá dicas para estimular a sua ingestão.

Pets que ajudam na educação das crianças

Deixar que as crianças realizem tarefas relacionadas ao bichinho de estimação pode ser uma ótima ideia para ensiná-los a ter responsabilidade.

Campanha reforça a presença do veterinário no núcleo de apoio à saúde familiar

O CRMV criou a campanha “Saúde é uma só” com o intuito de incluir o médico veterinário em ações de prevenção à saúde voltadas às famílias.

Como e quando usar recompensas para treinar cães e gatos?

Entenda a importância do reforço positivo para a boa convivência do pet com a família!

O melhor tipo de tosa para o seu cachorro

Conheça mais sobre recorte e tintura canina e saiba que cuidados ter na hora da tosa.

SE VOCÊ É UM DONO: COM CRIANÇAS

O mais recomendado é buscar cães dóceis e de grande porte, que aguentem brincadeiras mais brutas, como o bull terrier, por exemplo, que é um cachorro forte, mas extremamente dócil com crianças.

Alexandre para revista Contigo: adestrar para melhorar a convivência no lar

https://contigo.uol.com.br/

Veja a coluna da Cãotigo de agosto.

SE VOCÊ É UM DONO: AVENTUREIRO

AVENTUREIRO

Algumas raças indicadas são o border collie, o beagle, o labrador e o golden retriever.

SE VOCÊ É UM DONO: AGITADO

AGITADO

Vale procurar raças mais independentes, como o akita, o husky siberiano, o chow-chow e o pug.

SE VOCÊ É UM DONO: CARENTE

CARENTE

o labrador, cocker e o yorkshire adoram um cafuné e trocam tudo para deitar nos pés de seus tutores.