Os jogos da Copa estão chegando e junto com eles vêm também muita agitação, reuniões, festas e… Fogos de artifício. Infelizmente, o que pra nós costuma ser um momento de comemoração e divertimento, pode ser algo estressante para muitos pets que temem esse tipo de barulho alto.

Isso acontece porque faz parte do instinto dos animais interpretar os barulhos altos como perigo, porque é o que costuma acontecer na natureza. Então, toda vez que seu pet escuta o som de fogos, ele fica desesperado de verdade! É como se o corpo deles entrasse em situação de estresse,  o que pode trazer riscos à saúde! Aliás, alguns pets chegam até a passar mal ou se machucar na tentativa de fugir ou se esconder.

Por isso, é muito importante acostumar o pet com esses sons, para que quando chegue o momento da Copa, ele esteja mais calmo e confortável com esses barulhos. 

“Mas Dr Pet, como faço isso?” A estratégia que a ciência mostrou que mais funciona é: usar sons de fogos encontrados na internet para ir dessensibilizando o animal aos poucos e, ao mesmo tempo, associar os barulhos com sensações gostosas, como comida, brincadeiras e carinho. E conforme for sentindo que ele está confortável, aos poucos vá aumentando o som.