Alexandre Rossi

Menu

ADESTRAMENTO
INTELIGENTE

O QUE É O ADESTRAMENTO INTELIGENTE

Trata-se de uma metodologia para treinamento de animais desenvolvida pelo Alexandre Rossi, com base nas suas diversas experiências prévias com adestramento de várias espécies de animais.

O Adestramento Inteligente é um método para educar animais baseado no reforço positivo, ou seja, consiste em recompensar os comportamentos apresentados pelo pet que queremos que aumentem de frequência.

Essa metodologia traz benefícios tanto para o aprendizado dos animais, que passam a entender o que se espera deles e saber que serão recompensados, quanto para os tutores, que aprendem a lidar com os pets de uma maneira mais calma e clara, além de estreitar o relacionamento entre ambos.

QUALQUER ANIMAL PODE SER ADESTRADO ATRAVÉS DO ADESTRAMENTO INTELIGENTE?

Qualquer animal pode ser treinando através do Adestramento Inteligente, como gatos, papagaios, e também elefantes, porcos, girafas.

Seja qual for a espécie, o importante é que o adestrador busque entender os comportamentos naturais e característicos da espécie para que possa conduzir o adestramento de forma mais eficaz, buscando aprimorar a comunicação dos animais com os humanos e também permitir que convivam melhor com seus tutores e em sociedade.

 

RAZÕES PARA UTILIZAR O MÉTODO ADESTRAMENTO INTELIGENTE

O adestramento baseado no reforço positivo gera boas consequências para o animal e seres humanos que com ele convivem.

Ao entender o que o tutor espera dele, o animal passa a prestar mais atenção nos membros da família e, assim, ter uma convivência melhor com todos. E as consequências são estar mais próximo, recebendo atenção e carinho.

Por outro lado, os tutores dos animais também começam a entender melhor o comportamento de seus bichos, seus instintos, e passam a respeitar e direcionar várias atitudes do dia a dia para o bem-estar de seu pet.

 
 

QUANDO COMEÇAR OS TREINOS PELO MÉTODO ADESTRAMENTO INTELIGENTE?

Os animais de estimação podem ser ensinados desde o primeiro momento que eles chegam à casa dos tutores, qualquer que seja a idade. Ou seja, quanto antes começar a ser adestrado, mais fácil será esse processo, pois os filhotes aprendem tudo com mais rapidez e facilidade.