Alexandre Rossi

Menu

ALEXANDRE
ROSSI

SOBRE ALEXANDRE ROSSI

Alexandre Rossi é graduado em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (USP) e  graduando em Medicina Veterinária pela FMU.

Possui especialização em Comportamento Animal e obteve o primeiro título de especialista nesta área na Universidade de Queensland (Austrália), em 1997.

Alexandre começou a se interessar por comportamento animal muito jovem, mais precisamente aos seis anos, observando seus peixes no aquário. Nessa época, ele ensinou os peixes a fazerem alguns truques, como passar por argolas e a tocar pequenos sinos na hora de comer. Mais tarde, esses treinos se estenderam a coelhos, hamsters e a bichos de estimação de amigos, já que o profissional passou a entender, na prática, como os animais aprendem e se comunicam conosco. 

Alexandre Rossi trabalhou e desenvolveu pesquisas em zoológicos de diversos países, adquirindo experiência no adestramento das mais variadas espécies de animais.

No Kruger Park, na África do Sul, por exemplo, ele participou de pesquisas e projetos de reabilitação de animais selvagens com o objetivo de reintroduzi-los à natureza.

Na Austrália, ele trabalhou socializando cangurus e outros animais que viviam em parques e apresentavam comportamento agressivo direcionado a humanos.

Ao retornar ao Brasil, concluiu o mestrado em Psicologia, também pela USP, com um trabalho com sua cadelinha Sofia, onde mostrou a capacidade dos cães se comunicarem através de sinais arbitrários. O estudo foi publicado em renomada revista científica (A dog at the keyboard: using arbitrary signs to communicate requests).

Foi em razão dessas experiências e de muito estudo que ele acabou desenvolvendo o método Adestramento Inteligente, ao treinar cães pastores de ovelhas que, além de cuidar do rebanho, exerciam diversas atividades longe de seus tutores durante jornadas exaustivas de trabalho.

Fundador da Cão Cidadão, Alexandre é também autor de sete livros. Esteve à frente do quadro Desafio Pet (exibido aos domingos pelo Programa Eliana, no SBT) e também do programa da rádio Jovem Pan, Pet na Pan. Atualmente, ele é convidado especial do É de Casa, transmitido pela Rede Globo, e apresenta o Missão Pet (transmitido pelo canal por assinatura National Geographic). Leciona em vários eventos relacionados a comportamento animal, no Brasil e exterior. 

É também membro do Conselho de Bem-Estar Animal do CRMV-SP (BEA) e da Association of Professional Dog Trainers (APDT).