Arranhar é um comportamento natural dos gatos domésticos. Trata-se de uma forma de comunicação (já que objetos arranhados deixam sinais visuais e olfativos), uma maneira de se alongar e de trocar a capinha das pontas das unhas. 

Por isso, quando em nossas casas, precisamos disponibilizar objetos que eles possam arranhar. Com essa providência, conseguimos evitar que o comportamento se direcione para a mobília, como sofás e poltronas. 

Existem alguns arranhadores bem fáceis de fazer me casa mesmo. Vamos a eles!

Papelão 

Basta um estilete, uma cola de boa qualidade e atóxica e muitas caixas de papelão. Com esses materiais, basta cortar em tirar no tamanho desejado e fixar numa parede (de preferência a mais ou menos 1m de altura e em local de passagem). 

Capacho de sisal

Isso mesmo: aqueles tapetes que colocamos na porta de entrada da casa podem ser um arranhador excelente para os gatos! Basta fixar na parede com fita dupla face de boa qualidade e pronto!

Cano de PVC com corda de sisal

Basta colocar a corda por toda a extensão do cano de PVC (que deve ter a altura que mencionei acima) e fixar uma base de madeira para que não fique bambo. 

Vale sempre observar a preferência individual de cada gato: alguns vão preferir um tipo de material diferente e outros podem gostar mais de arranhar na horizontal. Portanto, observe seu pet e use a criatividade para proporcionar algo que provavelmente será muito aproveitado no dia a dia!